sábado, 16 de janeiro de 2016

Cada um cada um (preço)

Gente, gente, genteeeee
Hoje é dia 16/01/2016, sábado às 21:45 ou 9:45 da noite como preferir.
Eu acabei de responder um orçamento em que passei o preço de um produto e a pessoa perguntou de um produto 5 x mais barato, fazendo uma comparação.


Deixa eu começar pelo começo.
Comecei falando da data né? Hoje fui fazer compra de material de manhã, não tão cedo como eu gostaria, daí que a 25 de março tava fervendo li-te-ral-men-te.
Fervendo de gente porque de material tava bem escasso, muita loja que não está mais trabalhando com tanta coisa de biscuit como era antes. E muita loja que ainda não recebeu materiais para 2016 trabalhando com estoque do ano passado.
E caro, tá TUDO MUITO CARO. Dá até vontade de chorar.
Fiz minhas comprinhas enquanto meu marido e meu pai compravam outras coisas.
Quando cheguei pra encontrar com eles, os dois estavam de conversa com o dono da loja que fornece as massas pra mim.
Essa é a propaganda da loja, ignorem a cola que era pra outra publicação, mas depois conto que também tem outra marca que eu gosto bastante.
O dono da loja tava contando pra gente o quanto aumentou o preço da massa.
Espera, isso é só um parênteses gigante que eu abri pra chegar onde quero chegar que é na questão de cada um cada um em relação aos preços.

Já é a segunda vez essa semana que recebo contatos de pessoas comparando os meus preços.
O oferecido e o de outros produtos.
E sempre ou quase sempre recebo mensagens assim: "Você não teria um produto igual a esse só que no tema tal?"
Esse no tema tal 99% das vezes é personagem cheeeeio de detalhes, muito mais do que aquele produto mais barato ou com um preço mais razoável.

Quero dizer com "cada um cada um", que cada coisa, cada produto, cada modelo, cada tema, tem um nível de dificuldade.
Não adianta eu ter um preço fechado pra tudo se tudo que eu for fazer tem tempo de execução, nível de dificuldade e custo de material diferentes.

Você já deve ter lido inúmeras vezes que o preço de um produto artesanal não é somente um valor de lucro referente ao custo do material. Porque um trabalho artesanal requer tempo, dedicação e, em alguns casos, EXCLUSIVIDADE.
Por todas essas razões não existe comparativo entre um produto e outro.
Não tem como comparar um bichinho que eu monto em 2 minutos com um personagem que levo 10 minutos. O produto de 10 minutos vai requerer muito mais dedicação do que o de 2 minutos, mesmo que seja do mesmo tamanho e de mesmo material. ( o tempo parece curto, mas multiplica isso por 20, 50 peças)
Então, antes de ficar com raiva de mim quando eu digo que não se pode comparar ou quando eu respondo que o produto de R$ 2,00 é aquele da foto e que mudar ele fica mais caro, avalie todas essas questões e não se ofenda.

Eu queria que meu dia tivesse mais horas e queria continuar pagando R$ 6,50 no quilo da massa natural, mas infelizmente isso não é uma realidade.
No começo da minha profissão eu fazia bichinhos bem beeeem pequenos, um quilo de massa dava pra muuuuuita coisa e a massa era muuuuito barata, aí dava pra fazer coisas bem baratinhas, mas coisas que infelizmente hoje não é mais tão atrativo pras pessoas.

Tem uma outra publicação aqui no blog que eu falo de uma categoria de produtos mais acessível que eu tenho na minha loja, leia aqui, mas o que me decepciona às vezes é que as pessoas querem pagar menos do que um produto vale, só por não achar isso tão importante.

E não cabe a mim dizer faça você, mas cabe a mim dizer "não" e esperar que isso não faça com que essas pessoas "manchem" meu nome por não ser do jeito que elas querem.

Eu agradeço o carinho de cada cliente que tem demonstrado gratidão e respeito pelo meu trabalho.
Prova disso são as 500 avaliações positivas que tenho na minha loja no Elo 7 veja aqui.
Clientes que respeitam meu tempo, meu jeito de trabalhar e que sempre ficam felizes, pois sabem que tudo que sai daqui sai cheio de amor.

Deus abençoe vocês
Beijinhos da Tati

2 comentários:

  1. Bem dito, Tati. E teu trabalho, eu já disse, é lindo! Abs. é ótimo ano pra ti :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha querida, tudo de lindo pra você também beijooos seu trabalho também é incrível S2

      Excluir